Reservas
R








Reservar
NATURAL
N
O Monte
O

Localizado na Beira Baixa, no concelho de Castelo Branco, o Monte da Fonte Santa de São Luís com 60 hectares está rodeado de azinheiras, sobreiros, eucalíptos e uma variedade de aves.

Em 1929 a familia Beato adquiriu esta terra e construiu a casa principal. Vivia do trabalho agrícola. Durante muitos anos foi assim.

Mais tarde, a população dos arredores vinha ao monte usufruir das águas termais para curar doenças da pele e dos ossos.

Entre 2011 e 2013,  o monte passou para outra geração e iniciou-se a recuperação das infraestruturas existentes para a criação de um turismo rural. A pouco e pouco reconstruíu-se a casa principal e o palheiro, bem como, desenvolveram-se as seguintes atividades: estreia da Peça de teatro "Os Ratinhos" sob a direção de Luís Beato, quintas pedagógicas para escolas, férias de verão e festas de aniversário para crianças e Xícara de chá para séniores orientadas por Anabela Castro.

Ao longo dos anos, fomos enriquecendo os conhecimentos na área do turismo, com várias experiências: fomos às Astúrias aprender coisas,continuamos a fazer formações com o Turismo de Portugal, entre outras. Em 2014 inaugurámos o Turismo rural.

Este ano celebramos 10 anos e queremos dizer-vos que tem sido muito gratificante receber-vos. Bem hajam a todos que nos visitaram e os que hão-de vir.

Consulte as imagens abaixo e veja o que temos feito

Em 210 estreamos a peça de teatro "Os Ratinhos" em parceria com o grupo de teatro Vátão de Castelo Branco;

Em 2011 a quinta serviu de palco para a gravação de uma série, em colaboração com alunos da ESART; Iniciámos as quintas pedagógicas para as escolas e jardins de infância com a colaboração do Vale do Rosmaninho; Apresentavámos ainda a peça de teatro em Marionetas "O Fumo e o Perfume";

Em 2012 iniciámos as Xicaras de Chá para lares de terceira de idade;

Em 2013 oficinas de verão para crianças e festas de aniversário;

Em 2014 inauguramos o turismo rural e realizavámos eventos;

Em 2023, com as ilustrações do nosso burro Cacau feitas pelas nossas hóspedes Zita Pinto e Luisa Dalte, fizemos sacos de pano; ainda em colaboração com a Cidália Designer realizámos dois workshops de estampagem botânica;